Que o mercado digital evoluiu isso você já sabe! Agora o que você ainda não sabe é que, de acordo com dados divulgados pela FGV em 2022, a pandemia acelerou ainda mais o processo de Transformação digital no Brasil.
Um dado que chama a atenção é o avanço dos dispositivos digitais em uso no país, se observarmos somente o número de smartphones no Brasil eles já superam a marca de um por habitante, chegando a um total de aproximadamente 242 milhões de aparelhos em uso no país.
Com um mercado digital ainda em expansão os produtos digitais são cada dia mais uma das forma comum de criar formas de se diferenciar dos concorrentes.
Provavelmente você já conhece os termos: E-books, cursos online, mentorias, podcasts… Existem diversos tipos de infoprodutos que podem ser criados transformando os seus conhecimentos em materiais de valor para o seu público.
Importante dizer que além de poder gerar um novo braço de receita para as empresas, trabalhar com produtos digitais exigem baixos investimentos iniciais, pois não há a necessidade de investir em estruturas físicas ou mercadorias.
Você tem interesse em conhecer mais sobre esse mercado? Então, fica comigo até o final desse artigo para você entender o que são produtos digitais e descobrir as boas práticas para criar e vender os seus próprios produtos. Acompanhe!
O que são os produtos digitais?
Produtos digitais, são produtos criados a partir de conteúdos e/ou conhecimento, e que são vendidos, e consumidos em ambiente digital. Ou seja, desde a criação até o consumo dele é feito de forma totalmente digital, sendo por meio de download ou streaming.
Pode-se ainda dizer que são “mercadorias intangíveis”, e que portanto, dispensam uma estrutura física para serem armazenados. Além de não precisarem de processo logístico para a sua entrega.
Vão desde cursos online, e-books, ferramentas, aplicativos, podcasts e webinars até softwares complexos e aplicativos de celular. Em geral, tratam-se de materiais que buscam compartilhar conhecimentos sobre um determinado assunto ou solucionar algum problema.
Como vimos nos dados fornecidos pela FGV, os avanços tecnológicos e crescimento do mercado digital proporcionou também um aumento da quantidade de pessoas passaram a consumir produtos nesse formato digital.
Consequentemente, também pode-se observar um aumento na quantidade de empresas em diversos setores que já incorporam a produção, distribuição e venda do produtos digitais em seus modelos de negócio com objetivo de agregar valor nos seus produtos ou serviços.
Por que você deve investir em produtos digitais para sua empresa?
O mercado de produtos digitais oferece várias vantagens para os empreendedores. Dentre elas podemos citar um alto potencial de escalabilidade de vendas, com baixo investimento inicial além de poder ter amplo alcance. Entenda melhor a partir do exemplo abaixo.
Pense que em uma empresa de software, ela vende o seu produto e precisa treinar tanto os seus clientes quanto os seus colaboradores, sobre como utilizar aquele determinado produto e as melhores práticas. A empresa investe em aumentar as vendas desse produto e passa a vender tanto que o seu time atual já não consegue absorver mais as demandas de treinamentos.
Esses treinamentos acabam sendo repetitivos e você acaba investimento muito recurso em um formato de treinamento que não é escalável. Uma das formas de escalar essa entrega de conhecimento é criar produtos digitais que possam ser consumidos por todos os seus cliente. Por exemplo treinamentos de onboarding, treinamentos de atualizações de funcionalidade, entre outros.
As empresa que investem na criação de produtos digitais colhem muitos benefícios, desde o aumento do valor percebido pelo cliente, aumento da visibilidade, aumento das vendas, redução do tempo de treinamento dos clientes, além de fortalecer o relacionamento com os clientes aumentando a reputação da marca. Saiba mais a seguir!
Demanda de mercado
Os infoprodutos seguem a tendência crescimento exponencial de consumo de conteúdo online. Atendem ao aumento da necessidade dos clientes por respostas rápidas.
Sendo assim, ao investir na produção de desse formato de conteúdo passa-se atender uma necessidade latente do mercado em adquirir e acessar conteúdos de forma rápida e fácil por qualquer pessoa com acesso à internet.
Menor investimento inicial
É nítido, ao observar os custos, para criar e vender um produto digital demanda um menor custo inicial do que uma mercadoria ou serviço físico. Ao analisar, por exemplo, uma empresa de tecnologia que precisa treinar os seus clientes em sua plataforma, os custos de investir criar uma área de Suporte e/ou Pós-venda sem a ajuda dos produtos digitais se acabam se tornando infinitamente maiores.
Além de observar que a produção é mais simples e barata, sem ser necessário investir em processos logísticos de armazenamento, separação e transporte. Tornando portanto, a confecção e a comercialização desses produtos permitem trabalhar com maiores margens de lucro.
Escalabilidade
Um produto digital pode ser vendido e distribuído de forma ilimitada, de forma a alcançar cada vez mais consumidores, sem a necessidade de investimentos muito volumosos. Quantas vezes você já não escutou: “Escalei as vendas do meu software, como eu faço para não crescer o custo time, para entrega do produto, na mesma proporção?!”
Com uma boa estratégia é investir na criação de infoprodutos para treinamento dos novos leads e clientes. Dessa forma, é possível escalar as vendas mais facilmente sem aumentar os custos.
Autoridade de marca
Quer proporcionar ao seu cliente a melhor experiência após a compra? Crie materiais de alta qualidade e relevância para o público, que podem ajudar a agregar mais autoridade e credibilidade a uma marca no seu segmento. Assim, logo após a compra ser concluída o seu time já pode enviar um bom material para seu cliente começar a consumir.
Como criar um produto digital?
O mercado está repleto de produtos digitais e hoje concorre-se principalmente pela atenção do consumidor. Portanto, para que você tenha sucesso na criação do seu infoproduto, é preciso garantir a produção de um conteúdo que atenda às necessidades e expectativas do cliente ou público-alvo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você entender como criar um produto digital de qualidade.
Como selecionar formato para o produto digital?
Vamos começar pelo ponto mais importante: conheça muito bem o seu nicho de mercado, o seu público-alvo, o seu perfil de cliente ideal!
Na hora de escolher o formato ideal para o seu produto digital se faça a seguinte pergunta: Como o meu cliente gostaria de consumir ou aprender esse conteúdo?
Saiba que hoje há diversos modelos disponíveis, logo abaixo, deixamos alguns formatos de produtos digitais mais utilizados. É sempre interessante priorizar os formatos que sejam facilmente acessados ou baixados pelo consumidor e que atendam às preferências e necessidades do seu cliente.
Outro ponto relevante para se considerar é a quantidade de investimento disponível, seja financeiro ou de tempo, para produzir cada tipo formato de produto.
Por exemplo, a produção de um curso online, é preciso contar com equipamentos e serviços de gravação e edição. Será que necessariamente o seu conteúdo tem que ser em vídeo? Ou será que você pode começar com recursos mais rápidos!
Tipos de produtos digitais
Para facilitar o seu processo de escolha, confira os principais exemplos de produtos digitais:
- E-books;
- Manuais e apostilas;
- Infográficos;
- Aplicativos e softwares;
- Consultorias e mentorias online;
- Podcasts;
- Assinaturas de conteúdo ou áreas de membros;
- Cursos online;
- Artes e designs;
- Templates;
- Músicas;
- Vídeos tutoriais;
- Webinars;
- Newsletters;
- Relatórios e pesquisas;
- Planilhas e calculadoras.
Como iniciar a produção do meu produto digital?
Agora você deve estar se perguntando: Como eu começo a realmente colocar a mão na massa e estruturar o seu produto digital?
Depois de já ter analisado as principais necessidades dos seus clientes, crie um cronograma com todos os prazos e ações necessárias, priorizando a qualidade do material, plataformas e ferramentas.
Para testar a recepção do produto no mercado, você pode começar centralizando todo o conteúdo produzido em uma Plataforma LMS. Com essa ferramenta, você pode centralizar os acessos dos seus cliente, trabalhar com conteúdos gratuitos ou pagos, além de poder criar listas de espera para os seus produtos.
Com a ajuda dessa ferramenta você ainda poderá obter os feedbacks e trabalhar na melhoria continua, de uma forma mais assertiva, do seu produto. Lembrando que conteúdo você observará que essa experiência dos seus clientes é muito viva e eles sempre vão te solicitar melhorias. Logo, escute o seu cliente! 🙂
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os infoprodutos ou produtos digitais, quer saber como vendê-los na internet? A LaunchLMS é a plataforma que se adequa ao seu negócio, clique aqui para entrar em contato com nosso time de especialistas e agende a sua demonstração e comece agora mesmo a criar os produtos digitais!
Além disso, separamos um artigo inteiro para de ajudar a começar a vender hoje mesmo!