A retenção de talentos é o que define a melhor gestão do capital humano. Isso é, a redução da rotatividade significa um ambiente corporativo agradável e que valoriza o colaborador. E a permanência dele afeta diretamente nos resultados e na construção de um diferencial competitivo.
Portanto, nesse conteúdo será apresentado o contexto atual nas empresas brasileiras e uma lista com as principais estratégias que contribuem para a retenção de colaboradores no seu negócio.
Cenário atual da retenção de talentos
A retenção de talentos é uma das principais preocupações dos gestores e das equipes de recursos humanos. Essa prática demonstra a necessidade de manter colaboradores por mais tempo dentro da organização. Dessa maneira é idealizado uma séria de ações estratégicas que visam esse objetivo.
E é claro que esse é um conceito diretamente ligado as taxas de turnover, já que esse é o índice que representa a quantidade de rotatividade de uma empresa. De acordo com uma pesquisa da Robert Half, citada pelo Exame, nos últimos 3 anos, o turnover aumentou em 82% nas empresas no Brasil. Esse dado resulta em um aumento de 13% dessa métrica.
A matéria ainda revela que no mundo todo a média para a perda de profissionais para a concorrência é de 56%, enquanto somente no Brasil o número foi de 59%.
Os principais motivos para as saídas dos colaboradores são: baixa remuneração e falta de reconhecimento com 33% e desmotivação com 30%.
Vale destacar também uma análise da empresa Catho que afirma que 92% dos profissionais estão insatisfeitos e pretendem mudar de emprego.
Por fim, um estudo de caso aponta mais alguns motivos que impactam na retenção de talentos e influenciam na taxa de rotatividade dos colaboradores. São eles:
- Causas internas: estão relacionadas à insatisfação com salários e benefícios, ambiente e clima organizacional, falta de oportunidades para crescimento profissional, política de liderança, entre outros;
- Causas externas: se refere a diferença salarial com relação às empresas concorrentes e os benefícios oferecidos por elas, novas instalações e clima organizacional mais adequado.
Seja qual for a categoria do motivo para essa rotatividade, a conclusão é a mesma: sem motivação e engajamento, não haverá profissionais felizes. Incentivar o sentimento de valorização é fundamental para a retenção dos mesmos.
Estratégias que contribuem para a retenção
Diante desse contexto fica cada vez mais claro a importância de colocar em prática algumas ações para auxiliar na redução da rotatividade.
Saber como reter talentos é fundamental para manter a saúde e o sucesso da organização. Isso porque reduz os custos trabalhistas e oferece uma melhoria no ambiente organizacional. Além disso, colabora com a manutenção do capital humano e com a imagem da marca como boa empregadora. O que, consequentemente, se torna um diferencial competitivo perante o mercado.
Portanto, a seguir reunimos uma lista de estratégias que contribui para a retenção.
Selecione as pessoas certas
As práticas relacionadas à retenção de talentos começam na seleção dos candidatos ideais para as vagas. Logo, as contratações precisam ser assertivas e alinhadas.
Isso quer dizer ser essencial procurar por profissionais capazes de exercer a função estabelecida e que possuem um fit cultural com a empresa. Ou seja, é fundamental que o futuro colaborador esteja de acordo com os valores da empresa e com a cultura. Para além disso, é indispensável que ele compartilhe dos mesmos pensamentos.
Por exemplo, um profissional pode entregar os melhores resultados. Em contrapartida, ele não sabe se comunicar e nem trabalhar em equipe. Essas atitudes atrapalham no dia a dia, na integração entre times e no clima organizacional.
Portanto, investir em processos automatizados e focados em encontrar colaboradores alinhados à sua empresa deve ser o primeiro passo para garantir um tempo maior de permanência dos profissionais.
Crie planos de carreira
Um plano de carreira é fundamental para que o colaborador visualize os próximos passos e sua evolução profissional. Essa é a maneira mais justa de disponibilizar os caminhos para ele crescer dentro da empresa.
A estratégia, também, é fundamental para engajar o profissional e o tornar mais produtivo, com foco e determinação.
Então, estabeleça salários para cada função e caminhos que ajudam na graduação do colaborador. E claro, defina bem os cargos e suas atividades. Também ofereça benefícios como plano de saúde, convênios em academia, parcerias com instituição de ensino e auxílios no geral.
Além disso, incentive o desenvolvimento de liderança para aqueles que chegaram tem pouco tempo. Os líderes são responsáveis diretos pelo sucesso de cada time.
Por último, separe cada profissional de maneira estratégica por equipe. Isso porque a habilidade de um colaborador pode ampliar a do outro. Saber fazer essa divisão é um diferencial!
Estabeleça uma cultura de feedback
O feedback é importante para que os colaboradores desempenhem, cada vez melhor o seu papel. Isso porque as opiniões quanto a melhora nos seus processos podem ajudar na performance dos mesmos.
Com essa cultura estabelecida, o profissional tende a compreender com mais facilidade os pontos de melhoria para atingir os objetivos. A opinião precisa ser oferecida sobre o comportamento com a equipe, clientes, funções e seu desenvolvimento.
No entanto, se engana quem pensa que essa ação só é realizada de maneira hierárquica e verticalmente. A cultura do feedback permite um aproveitamento na comunicação para que o colaborador também faça sugestão de melhoria nos processos e nas atividades. Afinal, é ele que está em contato com o operacional da sua empresa. Portanto, entende melhor sobre as faltas diárias.
Aqui pode ser acrescentado pesquisas organizacionais para facilitar esse contato e entender os gostos dos colaboradores. Ao sentir que sua opinião importa, o profissional tende a se sentir mais valorizado. E claro, trabalhar em condições melhores também colabora com esse sentimento.
Invista em programas de bem-estar
Investir em ambiente de trabalho agradável segue a premissa da estratégia anterior. Ações como confraternização, café da manhã, comemorações de metas e aniversários, e atividades recreativas podem ajudar nesse objetivo. E o mais importante, diminuem o estresse da rotina.
O foco é oferecer momentos de descontração por meio de atividade coletiva. Isso pode aumentar o laço e tornar os colaboradores mais adeptos a comunicação.
Ser flexível e empático também é essencial para garantir um ambiente focado no bem-estar. É preciso pensar também na saúde física e mental dos colaboradores. Estar atento a qualquer mudança de humor e comportamento facilita o oferecimento de ajuda, aconselhamento e acolhimento quando necessário.
Capacitação e incentivo ao desenvolvimento contínuo
Por fim, o incentivo a capacitação e ao desenvolvimento contínuo é indispensável para construir uma cultura que valoriza o colaborador e acredita no desenvolvimento profissional.
A educação corporativa é uma estratégia que visa motivar o profissional e reconhecer os seus talentos por meio da capacitação. Essa é uma ação alinhada aos objetivos da empresa com o intuito de gerar melhores resultados e construir um diferencial competitivo.
Ainda, isso demonstrará que a gestão está preocupada e empenhada em auxiliar o colaborador com oportunidades de crescimento profissional.
E agora?
Esse conteúdo demonstrou a importância de algumas estratégias para a redução de turnover e o aumento da retenção de talentos. Lembre-se que o principal objetivo é oferecer um ambiente de trabalho agradável para que o profissional se sinta mais engajado.
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