Você sabe como funciona a venda recorrente, e ainda, como ela pode ser utilizada na estratégia de infoprodutos?
O mercado de recorrência vem ganhando cada vez mais destaque no universo digital. E as vantagens deste modelo justificam este sucesso: desde maior previsibilidade de receita, poder de escala, até aumento da retenção de clientes.
Portanto, vender de forma recorrente é, sem dúvidas, uma grande oportunidade. Quer saber como aproveitá-la? Continue a leitura para entender mais sobre a recorrência, seus benefícios, tipos de infoprodutos recorrentes e como aplicar isso!
Antes de tudo: o que é uma venda recorrente?
Já pensou em investir na aquisição de um cliente, e ele retornar este valor regularmente para você, multiplicando seus ganhos? Este é o poder da venda recorrente, e ela pode ser muito bem aplicada no universo dos infoprodutos.
Você provavelmente reconhece este modelo de recorrência de algumas das maiores empresas atualmente, como a Netflix: o usuário assina um valor mensal para usufruir do serviço enquanto ele desejar.
Com o crescimento deste mercado, a venda recorrente passou a se destacar em outras áreas também, e os infoprodutores encontraram um grande potencial neste modelo.
Os produtos digitais de recorrência podem ser consumidos de forma semanal, mensal ou semestral, por exemplo. Basta ter uma determinada frequência de pagamento para que você passe a faturar regularmente. Mas, não confunda com uma venda parcelada, onde o usuário consome ou adquire de uma só vez seu produto, mas paga através do parcelamento.
Isso quer dizer que a venda de um produto digital recorrente é basicamente uma prestação de serviços contínua, que só irá parar quando o cliente decidir cancelar.
Normalmente, este tipo de infoproduto é cobrado através de um sistema de assinaturas que libera o acesso após o pagamento.
Agora que entendemos bem o conceito da venda recorrente e sua aplicação aos produtos digitais, é hora de conferir as diversas vantagens que este modelo tem a oferecer para você.
Por que vender de forma recorrente é tão vantajoso?
Um dos principais motivos que atraem os profissionais para o mercado digital é a possibilidade de ganhar maior liberdade financeira, de tempo e geográfica através de um produto que possa escalar.
Se este é o seu caso, saiba que o formato de recorrência pode ser um grande aliado.
Isso porque a receita recorrente proporciona algo fundamental para escalar: previsibilidade financeira.
Além disso, o modelo é benéfico para ambas as partes. O consumidor ganha muito mais praticidade, e geralmente, economiza na assinatura do plano. Já o produtor ganha vantagens como maior crescimento, redução no custo de aquisição de clientes (CAC), fidelização dos clientes e retenção.
Ao vender de forma recorrente, suas chances de manter seu cliente comprando de você são muito maiores, pois se estabelece um relacionamento mais próximo, que permite, entre outras coisas, obter feedbacks para o seu produto.
Isso nos leva a outra vantagem deste modelo. Você conhece a métrica LTV? O life-time value, ou valor do tempo de vida dos seus clientes, se refere ao quanto um consumidor investe enquanto é cliente da sua empresa. Pensando nisso, ao apostar na venda recorrente, você também aumentará este valor significativamente.
Mas, você sabe como aplicar isso no mundo dos infoprodutos? Reunimos a seguir alguns exemplos de produtos recorrentes que você pode lançar. Continue a leitura!
Produtos recorrentes
Para definir que tipo de infoproduto você venderá com recorrência, vamos primeiro lembrar que é preciso de um plano de assinatura, e um meio para cobrar seus clientes automaticamente conforme a periodicidade definida.
Com isso em mente, algumas possibilidades de produtos recorrentes são:
Plataforma de cursos
Os cursos online se popularizaram há alguns anos. Neste cenário, diversas empresas apostaram em não apenas criar um curso, mas também em desenvolver uma plataforma de cursos.
É fato que isso exige um grande investimento técnico, de tempo e recursos, mas o retorno financeiro pode ser surpreendente.
Com uma plataforma de cursos online você pode criar diversos conteúdos relacionados, alimentar um fórum de participantes, e muito mais. Devido a complexidade, uma solução como esta tende a ter uma ótima percepção de valor entre os usuários.
Mentorias ou consultorias
Você já considerou ensinar algo da sua área de atuação, na qual se considera um especialista, de uma forma mais próxima e personalizada?
As mentorias e consultorias limitam o poder de escala (a menos que você faça isso através de gravações), mas costumam ter um ticket médio alto devido ao nível da entrega.
Criação de comunidades
Certamente você já viu alguma comunidade de especialistas no mercado digital, certo? Talvez, você até mesmo faça parte de uma.
Este é outro ótimo exemplo de um produto recorrente. Com uma comunidade você terá contato direto com seus clientes, poderá criar um ambiente de interação e aprendizado, além de faturar periodicamente.
As comunidades podem ser criadas em diversos sistemas, como uma plataforma específica para isso, e aplicativos como o Telegram, WhatsApp ou até mesmo o Discord.
Materiais para download
Por fim, podemos citar também os materiais já tão conhecidos pelo mercado digital, como os eBooks, infográficos, planilhas e ferramentas.
Com um planejamento correto, é possível criar um plano de assinatura que entregue mensalmente, por exemplo, materiais que façam sentido para os seus clientes.
Este modelo vem ganhando um grande destaque com produtos físicos. São as famosas “caixinhas”, mas, nada impede você de criar materiais realmente valiosos para seus usuários e entregá-los de forma recorrente.
Conte com uma ferramenta que possibilite a venda recorrente
E então, já tem algumas ideias de como vender com recorrência?
Saiba que para esta estratégia funcionar, você precisará de uma ferramenta à altura.
Seja para a estruturação do seu conteúdo, relacionamento com os usuários, feedbacks, fóruns de discussão, ou mesmo para o sistema de pagamento no formato de assinatura, será preciso contar com uma plataforma de de infoprodutos completa, como a LaunchLMS.
A LaunchLab é uma plataforma para infoprodutores reunirem em uma única ferramenta tudo que é necessário para lançar um produto digital.
- Limite de usuários elevado: tenha o número de usuários ideal para a estratégia do seu infoproduto;
- Ferramenta completa: recursos para criar, divulgar e vender seu produto digital em uma única plataforma;
- Não cobramos comissão: não cobramos comissão sobre as suas vendas e você pode testar por 30 dias grátis;
- Baixo índice de rejeição: aumente a retenção dos seus clientes com recursos para um baixo índice de rejeição.
Além de diversas outras vantagens e funcionalidades, a LaunchLab conta com planos de assinatura totalmente customizáveis para você levar seus produtos digitais até os seus clientes cobrando de forma recorrente.
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