O mercado de produtos digitais vem crescendo cada vez mais, graças às transformações digitais. E, por isso, saber como criar um curso online se tornou uma necessidade importante. É preciso conhecer o seu público, planejar o conteúdo com calma e estruturar todo o processo para identificar se o seu projeto é viável ou não.
Então, nesse texto você vai compreender um pouco mais sobre o contexto favorável do comércio de produtos digitais e o passo a passo para se dedicar à criação de curso online.
O atual cenário do mercado de produtos digitais
O comércio de produtos online já estava começando a conquistar o seu espaço por conta das transformações digitais. Isso se dá porque o perfil do consumidor atual, que está na quarta geração, tende a optar por processos de comunicação virtualizados e digitalizados.
Somados a isso, o Consumidor 4.0 procura por identificação com marcas mais humanas e conscientes e por um atendimento digital de qualidade.
Contudo, com o distanciamento social causado pela pandemia do Coronavírus, o que ainda estava caminhando para se tornar presente na rotina, recebeu um impulso de desenvolvimento. Todas as tarefas passaram a ser realizadas no ambiente virtual, seja o trabalho, estudo ou compras, para driblar o contágio.
Segundo uma pesquisa realizada pela PcW Brasil, sobre o estudo da transformação do consumidor durante o período pandêmico, 45% dos entrevistados dizem que passaram a usar mais o celular como o principal canal de compras desde a Covid-19. E conforme a matéria da Folha de São Paulo sobre os dados levantados pela Neotrust/Compre&Confie, entre os meses de abril e julho de 2020, 5,7 milhões de clientes fizeram a primeira compra pela internet.
Isso tudo reforça o perfil do consumidor 4.0 e reafirma que, mais uma vez, o que era tendência, hoje já é a realidade. Ou seja, essa é a hora de investir nesse mercado.
Infoprodutos
Os infoprodutos são uma categoria de produtos digitais que compartilham algum conteúdo de informação, podendo ser eBooks ou workshops, por exemplo. Contudo, os cursos onlines são os mais conhecidos e são os que possuem um maior investimento e interesse por parte do público.
De acordo com uma matéria do portal Terra, o Google registrou o aumento na pesquisa dos termos de Curso Online e Marketing Digital. Isso demonstra que, com as mudanças de hábitos e com a necessidade de se adaptar, com urgência, ao cenário digital, os receios quanto a segurança do ambiente online passaram a ficar para trás.
Além disso, o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta para um crescimento de 378,9% de matrículas em cursos a distância durante 10 anos (2009 até 2019). Logo, já em 2019, havia indícios, não muito tímidos, de que haveria uma transformação no cenário da educação brasileira.
Desta forma, a pessoa que anteriormente dizia que não conseguia se ajustar ao estudo à distância, hoje já pensa diferente porque precisou se adequar ao novo contexto. Portanto, esse é o melhor momento para compartilhar informações e distribuir conhecimento para crescer nesse mercado.
Passo a passo de como criar um curso online
Se você está pensando em investir nesse mercado, é preciso ter em mente algumas informações para saber exatamente por onde começar. Então, a seguir, o passo a passo completo de como criar um curso online.
Planejamento
O primeiro passo é o planejamento. Nessa etapa é necessário investir bastante tempo para que não ocorram erros e desperdícios. Aqui pode ser divido em mais algumas sub-etapas, pois é preciso se dedicar a cada detalhe.
Sendo assim, comece fazendo uma pesquisa de mercado. Siga para a análise dos concorrentes, determine qual será o seu público-alvo, decida qual deverá ser o assunto do seu curso e se ele concorda com a sua expertise. Após esse passo, separe um tempo para pesquisar mais sobre o conteúdo escolhido, busque referências, planeje a divisão do curso e o tempo de duração de cada aula.
Por fim, calcule os gastos e veja se eles correspondem com a sua viabilidade financeira. Para, assim, pesquisar quais equipamentos audiovisuais serão necessários e escolher a melhor plataforma de hospedagem para o seu curso.
Produção do conteúdo
Aqui é o momento de começar a produzir, de fato, o seu conteúdo. De novo, leve o tempo necessário para idealizar cada processo para que ocorra da forma que imaginava. Se preciso for, faça alguns testes de luz, cenário e áudio para só depois começar.
Essa é a hora de escrever o roteiro das aulas, montar materiais de apoios e listas de dicas. Além de gravar as aulas e editar os materiais. Por isso, a etapa anterior é tão importante. Com todas as informações separadas e equipamentos comprados, o processo de criação ficará mais fácil.
Vendas
Esse é o momento de definir o preço do seu produto. Considere os materiais usados, a qualidade do produto, a sua mão de obra e se é um valor justo para o seu público. Depois defina como será a venda do seu conteúdo. É possível fazer de duas maneiras: por tema ou por assinatura.
A primeira opção dá amparo para a solução de um único problema de quem procurou pelo seu curso. Além de criar mais notoriedade e credibilidade no mercado. Já a segunda funciona como uma atualização constante de tópicos sobre o assunto. Vale a pena avaliar se é algo viável para você e para os seus futuros alunos, e se o seu conteúdo precisa de renovações frequentes.
Divulgação
Com o conteúdo pronto e já disponível na plataforma, faça a divulgação do seu curso. Pense qual será o melhor canal para divulgar, conforme o seu público-alvo, e invista na produção de conteúdo para eles.
Por exemplo, se o seu objetivo é disponibilizar um conteúdo mais corporativo e de empreendedorismo, talvez o LinkedIn seja preferível. E se for um conteúdo sobre estilo de vida, talvez o Instagram funcione melhor. Se dedique ao marketing digital para impulsionar as suas vendas.
Importância de contar com uma boa plataforma de hospedagem para o produto
A importância de escolher a plataforma de hospedagem certa está na experiência do seu aluno. Mesmo que o cenário educacional seja muito promissor, como vimos anteriormente, ainda poderá ocorrer certas resistências.
Uma boa plataforma de infoprodutos assegura a menor taxa de desistência do conteúdo.
Ao escolher a hospedagem ideal para o curso, pense no seu público-alvo. Ou seja, avalie qual possui as melhores ferramentas para você gerir melhor o processo e que, também, te permita estar em contato com os seus alunos para auxiliá-los.
Examine qual tem o menor custo de comissão, qual disponibiliza o melhor dashboard para análise de desempenho. E por fim, veja qual possui diversos planos de compra que se adequem à sua necessidade.
E agora? Quais são os próximos passos?
Você já entendeu que o mercado de curso online está aquecido e que esse é um ótimo momento para investir nesse modelo. Além de ter visto o passo a passo para iniciar o seu projeto.
Vale destacar que todo o processo exige muita organização e dedicação. Então, para não ter erros, baixe gratuitamente o nosso checklist para te ajudar a estruturar melhor o seu lançamento de produtos digitais.