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Estratégias, Dicas

Como realizar a análise de métricas do seu infoproduto?

análise de métricas

A análise de métricas é essencial para você entender como o seu infoproduto está se comportando no mercado, ou seja, se ele está tendo sucesso nas vendas e se sua estratégia é assertiva.

O objetivo de todo empreendedor é vender. No entanto, para ter sucesso com as vendas é importante além de conhecer bem para quem está vendendo, acompanhar o desenvolvimento do produto no mercado.

No caso dos produtos digitais, existem algumas métricas que ajudam a calcular a sua performance, analisando os índices de vendas, comportamento do lead, e outros fatores que permitem a melhor tomada de decisão perante as estratégias a serem feitas.

A seguir você verá como realizar a análise de métricas do seu infoproduto e organizar suas estratégias para vender mais.

O que é uma métrica?

análise de métricas

Para começar, vamos entender melhor sobre as métricas.

Métrica é tudo aquilo que é possível mensurar a partir do levantamento de dados, sobre um determinado universo.

Elas são informações essenciais para você ter uma boa estratégia de vendas. Todo empreendedor digital precisa estipular suas metas para saber e entender sobre as métricas do produto, verificar o que está dando certo e o que não está valendo a pena.

Dessa forma, as tomadas de decisão ficam mais assertivas e consequentemente há maior retorno do que foi investido e maior lucratividade.

Para quem tem um produto digital, alguns fatores são importantes, como a estruturação do conteúdo, a divulgação e por último as vendas. Somando esses três pilares, os empreendedores ou empresas digitais têm os recursos para vender e manter a recorrência, além de utilizar a análise das métricas para obter uma visão mais ampla  e estratégica do negócio.

Veja a seguir as principais métricas para análise do seu infoproduto. 

Quais as principais métricas para infoprodutos?

A criação de produtos digitais requer atenção na análise de dados para medir todas as ações realizadas e o desempenho de cada processo. 

Os infoprodutos têm como apoio o marketing que através de conteúdo e estratégias assertivas trazem resultados bem satisfatórios. Contudo, é importante saber que a análise de métricas pode direcionar para as melhores atividades a serem feitas de acordo com o comportamento do potencial consumidor perante o infoproduto.

As principais métricas devem ser analisadas segundo o objetivo do seu negócio. Se você quer alcançar bons resultados, precisa se dedicar a acompanhar tudo de perto. A interpretação correta dos dados e resultados obtidos são fundamentais para decisões mais rápidas e eficientes. Por isso, é importante que antes da análise de métricas venha o planejamento e definição clara dos objetivos.

Nesse sentido, entendemos que os principais objetivos do marketing digital para um infoproduto são:

  • Engajamento
  • Reconhecimento da marca
  • Geração de leads
  •  Retenção de clientes
  • Educar o mercado
  • Suporte nas vendas
  • Entre outros.

Dessa forma, o infoproduto entra com um ou mais objetivos a fim de construir uma boa estratégia de captação de leads, seja por engajamento, autoridade de mercado de atuação, educar os leads e adquirir novos clientes para o seu negócio.

Assim, a escolha dos objetivos depende do seu infoproduto e negócio, visto que cada empreendedor tem uma meta a ser atingida. O importante é saber definir bem e cumprir de forma eficaz com a análise das métricas.

Por isso, separamos a seguir as principais métricas para os infoprodutos. Veja:

  • Custo de aquisição de cliente (CAC)

O CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é uma métrica que indica quanto cada cliente custou para ser adquirido pela empresa. Ela é baseada na soma dos investimentos para adquirir um cliente, dividido pelo número de clientes conquistados em um determinado período, o que resulta no valor do CAC.

Veja o cálculo a seguir:

CAC = (Soma dos investimentos para adquirir um cliente) / Número de Clientes obtidos em um determinado período

  •  Lifetime value (LTV);

O LTV é o denominador que indica o valor gerado por um lead enquanto ele for um cliente da sua empresa. É uma análise que avalia o cenário de tempo em que o cliente fica com a sua marca e quanto ele gasta. Dessa forma, é possível ter uma visão do potencial dele para o seu negócio.

Entender estes números é essencial  para o futuro do seu negócio, pois se trata de uma métrica diretamente relacionada à saúde financeira da empresa. 

O cálculo do LTV é feito pela multiplicação do ticket médio do comprador pelo número de compras e o período de retenção, que pode ser em meses ou anos.

LTV = Ticket médio x Número de compras no período x Período de retenção

  • Retorno sobre investimento (ROI);

O ROI é considerado um dos principais indicadores. Em resumo ele pode ser definido como o retorno que você terá a partir do que investiu. É por meio dele que você tem ideia se o seu investimento está valendo a pena ou não, se você está ganhando ou perdendo dinheiro.

E ele também é feito a partir de um cálculo. Veja a seguir:

ROI = (Receita – Investimento / Investimento) x 100

  • Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das mais importantes para os produtos digitais, pois é ela que mede a quantidade de leads que realmente realizaram a compra.

Taxa de Conversão = (Número de Conversões / Leads) x 100

  • Taxa de rejeição

Essa métrica avalia a proporção de pessoas que visitam a página do produto, mas que por algum motivo não realizaram nenhuma interação. Dessa forma, se a quantidade de acessos feitos sem interação estiver alta, significa que está tendo pouco engajamento, e precisa fazer melhorias para melhorar essa taxa, e consequentemente oferecer uma melhor experiência para o usuário.

Taxa de Rejeição = Número de Visitantes que Abandonaram o Site / Total de Visitas

  •  Custo por lead (CPL)

O custo por lead indica quanto a empresa gasta para atrair um potencial cliente em uma campanha de mídia paga, como de Facebook ou Google Ads.

CPL = Investimento em Marketing / Número de Leads Gerados

Essas são as principais métricas de análise para infoprodutos, porém existem outras que podem ser importantes para o seu negócio. Vale observar sempre os objetivos e metas.

Ainda nesse cenário, você pode utilizar ações como SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, entre outras para melhorar as suas estratégias e métricas dos produtos digitais.

Como fazer a análise de métricas de maneira eficaz?

Agora que você já viu sobre as principais métricas, é importante que você atualize e aplique as técnicas de SEO para que o seu site esteja bem ranqueado e com boas práticas para melhorar a experiência do usuário. O mesmo vale para caso você tenha um aplicativo.

Você pode configurar as ferramentas do Google, como Google Search Console e Google Analytics e já mensurar os resultados. Outra ideia, é cruzar os dados das ações pagas com as orgânicas, assim como informações dos diversos canais de divulgação para você ter uma visão completa da origem dos leads e quais canais proporcionam os melhores resultados.

Ainda, o ideal é contar com um dashboard completo que reúna seus principais indicadores. Assim, a análise se torna mais eficiente, já que não é preciso consultar diversas fontes de informação. A centralização dos dados impacta diretamente na produtividade da rotina de quem desenvolve infoprodutos. 

E então?

Neste artigo você viu sobre as principais métricas para os negócios digitais e como analisar dados para tomar decisões mais assertivas a partir dos objetivos e metas traçados.

Se você quer saber mais sobre o assunto e receber dicas de marketing e vendas para o seu infoproduto, cadastre-se em nossa newsletter!

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