Você já ouviu falar sobre Design Instrucional? Se você ainda não conhece sobre o tema, siga a leitura!
Hoje vamos mostrar como o design instrucional funciona e como aplicar nos seus treinamentos corporativos para criar uma cultura de aprendizado contínuo!
É inegável que nos últimos 50 anos, a humanidade testemunhou uma transformação tecnológica de proporções épicas. A revolução digital começou nos anos 70 com os modelos Altair 8800 e Apple I, que mudaram a sociedade.
Apesar dos inúmeros benefícios, a rápida evolução tecnológica também apresenta desafios. Como criar uma cultura que motive os funcionários a se desenvolverem junto com a tecnologia?
Em um ambiente competitivo, é importante treinar, engajar e certificar os funcionários. Isso é especialmente relevante para empresas com um modelo de negócio expansível.
Quando o onboarding de novos colaboradores e treinamento contínuos não estão bem estruturados, constata-se uma maior probabilidade de alta rotatividade. O que naturalmente vai dificultar a continuidade de uma cultura de aprendizagem contínua.
Você deve está pensando: “Tá e onde entra esse tal de Design Instrucional?” não é mesmo?
O Design Instrucional é uma abordagem estratégica que foca em tornar o processo de treinamento mais eficiente e eficaz. Aplicar estratégia ajuda os novos colaboradores a aprenderem rapidamente o necessário para suas funções, reduzindo a curva de aprendizado. Isso significa que eles podem começar a contribuir efetivamente para a empresa mais cedo, aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho.
Design instrucional, o que é?
O Design Instrucional é o processo contínuo para proporcionar uma experiência educacional mais eficaz e eficiente. Nele o foco está na estruturação, planejamento e criação de conteúdo educativo, como cursos, treinamentos e programas de ensino. Trazendo a prática dos conhecimentos de pesquisas realizadas nas áreas de educação, psicologia e comunicação
Cada vez que se desenvolve um curso ou treinamento eficaz, é fundamental identificar o público-alvo e definir objetivos claros. Além disso, é crucial elaborar uma estratégia de entrega da informação que esteja alinhada com a cultura e a estratégia do seu negócio. É essencial para garantir que os cursos ou treinamentos sejam eficazes dar atenção a esses detalhes iniciais .
Aplicando Design Instrucional para treinamentos corporativos
É indispensável a aplicação do design instrucional para a construção de treinamentos corporativos para que os colaboradores absorvam o todo o conhecimento. Observa-se que ao desenvolver cursos e treinamentos mal planejados, eles não engajam colaboradores nem melhoram desempenho e resultados da empresa.
O aprendiz no centro
Um bom design instrucional, ao desenvolver os treinamentos, foca na pessoa que irá aprender . Para isso, ao desenhar um novo treinamento, analisa-se o conhecimento, a forma de aprender, a capacidade de melhorar e as dificuldades principais.
Processo sistemático
Cada detalhe é pensado com objetivo de otimizar os processos de aprendizagem. Lembre-se nenhuma parte do conteúdo estará lá se não for necessário.
Estabelecendo objetivos claros
Ao planejar um treinamento, é importante definir objetivos de aprendizagem claros para determinar as melhores estratégias para alcançá-los.
5 etapas para aplicar design instrucional nos seus treinamentos.
Para usar design instrucional nos seus treinamentos corporativos, deve-se iniciar respondendo 3 perguntas, são elas:
- Aonde vamos?
Ao responder essa primeira pergunta você estará definindo os objetivos do seu treinamento. Ou seja, o que eu quero ensinar nesse treinamento? Qual o conhecimento que eu quero que os meus colaboradores tenham na ponta da língua ao concluir o treinamento?
- Como chegaremos lá?
Já ao responder essa segunda pergunta você estará definindo das estratégias e métodos que serão utilizados.
- Como saberemos quando chegarmos?
A última pergunta a ser respondida relacionamos aqui como será feita a avaliação dos resultados. Para fazer um processo de aprendizado com design instrucional.
Com essas perguntas respondidas, agora vamos para o passo-a-passo.
As 5 Etapas para construir seus treinamentos corporativos usando Design Instrucional. O modelo conhecido como ADDIE, acrônimo em inglês que significa: Analise, Planejar, Desenvolver, Implementar e Avaliar. Vamos ver como funciona cada etapa?
1. Analisar
A primeira etapa, conhecida como análise, concentra-se na compreensão completa do cenário atual. Neste estágio, é essencial identificar os principais desafios de aprendizagem que precisam ser superados. Realiza-se uma avaliação para entender a lacuna entre o desempenho esperado dos colaboradores e o que eles estão realmente entregando. Isso é crucial para identificar as competências e habilidades que precisam ser aprimoradas.
Um erro frequente é a crença de que a falta de treinamento é sempre a única razão para a falta de competência. No entanto, essa falta de capacitação nem sempre é a causa raiz, por isso Identificar a causa da falta de capacitação é essencial. Ela pode estar relacionada a outros fatores, tais como: processos ineficientes, falta de motivação, equipamentos inadequados e outras variáveis.
Uma boa prática é trazer os colaboradores e gestores que estão diretamente envolvidos no processo de trabalho. Priorize as pessoas ou áreas com base em indicadores de desempenho de negócios.
Além do levantamento das necessidades de aprendizagem, outras questões críticas nesta etapa incluem:
- Avaliação das condições: infraestrutura, orçamento, prazos, etc.
- Análise do público-alvo: identificação dos aprendizes, conhecimentos prévios, motivações, etc.
- Análise dos objetivos: definição clara do que os aprendizes precisam ser capazes de fazer.
2. Planejar
Na etapa de planejamento, as ações para resolver os problemas identificados são cuidadosamente consideradas. Neste ponto, são avaliados o formato do treinamento, os instrutores, os conteúdos, as ferramentas e os métodos de ensino necessários.
Também é nesta fase que os materiais didáticos, como aulas e materiais complementares, são planejados e organizados em sequências, disciplinas, módulos, entre outros.
As principais questões para serem respondidas nesta fase são:
- Quais as estratégias de ensino mais adequadas?
- Como engajar os aprendizes?
- Quais são os recursos e estruturas de treinamento mais apropriados?
- Como será estruturado o conteúdo?
- Será proposto algum tipo de desafio ou as aulas serão apenas expositivas?
Com o planejamento completo, um documento importante é criado, conhecido como projeto instrucional. Ele é a forma de materializar e documentar o planejamento, reunindo os problemas identificados na fase de análise, os objetivos e a maneira como serão alcançados.
O projeto pode ser apresentado na forma de um mapa conceitual para facilitar a compreensão. Além disso, é possível utilizar uma matriz, uma ferramenta visual para organizar o planejamento. O segredo está em detalhar ao máximo. Portanto, quanto mais completo for o planejamento, mais fácil será a execução.
3. Desenvolver
Nesta fase, é o momento de colocar as mãos na massa e criar os conteúdos que foram planejados. Quanto mais cuidadosas foram as etapas de análise e planejamento, mais fácil será esta fase.
É fundamental produzir conteúdo que seja fácil de entender, simplificando para os aprendizes. Evitar informações longas e usar elementos interativos é uma ótima maneira de manter o interesse dos colaboradores.
É importante revisar constantemente o planejamento e pedir a avaliação dos aprendizes e especialistas. Isso ajuda a identificar falhas e avaliar o desempenho do programa de ensino antes de colocá-lo em prática.
No final, é crucial questionar se o produto está alinhado com o plano inicial e se pode ser aprimorado antes de ser implementado.
4. Implementar
Agora é o momento de colocar tudo em ação e fazer com que o programa de aprendizagem seja executado. Para evitar complicações, é uma prática comum começar com um teste inicial aplicado a um pequeno grupo, como uma única equipe da empresa.
Isso permite a identificação e correção de problemas antes que o programa seja ampliado para um número maior de pessoas.
5. Avaliar
Na fase de avaliação, a última etapa desse processo, é fundamental verificar se os objetivos iniciais estabelecidos foram alcançados. Isso envolve não apenas determinar a eficácia do programa de aprendizagem, mas também identificar áreas que podem ser aprimoradas para futuros programas.
Uma abordagem eficaz para avaliar os resultados é a utilização de indicadores de treinamento. Esses indicadores fornecem dados quantitativos que revelam o grau de eficácia dos treinamentos implementados. É uma ferramenta valiosa para medir o impacto do programa e ajudar na tomada de decisão para o aprimorar continuamente as habilidades.
Design Instrucional e Plataforma LMS
Faz parte também de um bom processo de design instrucional decidir o formato do treinamento. Para treinamentos corporativos pode-se trabalhar no formato de ensino presencial criar ou otimizar criando um ambiente virtual de aprendizagem.
As Plataformas LMS são muito úteis no ensino a distância trazendo todo o processo criado no design instrucional, pois:
- Permitem que você configure e organize as trilhas de aprendizagem com os conteúdos conforme o plano instrucional.
- Permitem a utilização de diversos recursos e ferramentas de ensino, como, videoaulas, e-books, pdfs, áudios ;
- Fornecem estatísticas detalhadas do progresso permitindo avaliar a eficácia dos treinamentos e identificar as necessidades de melhorias para o aprendizado dos funcionários.
Desenvolver os seus treinamentos em uma plataforma LMS, otimiza o tempo, reduz custos, além de poder ser acessados de qualquer lugar. Utilizar plataformas LMS já é uma realidade em 89% das empresas com universidade corporativa.
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