Soft skills e hard skills são competências e habilidades individuais que podem ser trabalhadas e estimuladas para que o colaborador tenha melhores desempenhos. Entender como utilizá-las, em benefício estratégico do negócio, é indispensável para garantir uma equipe engajada e competente.
Dessa maneira, nesse conteúdo reunimos o conceito de soft skills e hard skills, suas características e exemplos. Bem como, sua importância para empresas e o papel da educação corporativa nesse contexto. Acompanhe!
Entenda o conceito de soft skills e hard skills
Soft skills e hard skills são termos em inglês utilizados para definir habilidades técnicas e comportamentais. No entanto, cada uma delas está relacionada a um grupo de competências específicas. Saber explorá-las e incentivá-las é uma estratégia que beneficia o desenvolvimento da organização.
E saber administrar essas habilidades, em favor dos objetivos da empresa, é uma função do gestor. De acordo com um estudo sobre o assunto, a “Gestão de Recursos Humanos apresenta um modelo dos componentes estratégicos e básicos dentro de uma organização, no que tange as práticas de gestão de pessoas. O modelo explora o papel estratégico que as pessoas e as funções de recursos humanos desempenham nas organizações”.
O artigo ainda explica que essa divisão das habilidades foi proposta, retirada e adaptada da teoria de Swiatkiewicz (2014) em que reduziu o número de categorias de competências classificando as como hard skills e soft skills.
Para encerrar, a análise ainda afirma ser preciso gerir e focar nas duas características para ter um colaborador completo. Destacar somente uma como exigência não é o suficiente para explorar o potencial de cada profissional.
Afinal, o que são soft skills?
As soft skills são consideradas competências comportamentais ou pessoais. Ou seja, aqui é caracterizado todas as habilidades determinadas pela capacidade de controlar as emoções.
Essas são mais difíceis de serem ensinadas e administradas, tendo em vista que são influenciadas pela vivência sociopsíquica do indivíduo.
E o que são hard skills?
Já as hard skills são mais fáceis de mensurar e de incentivar por serem caracterizadas por competências técnicas. Isto é, são habilidades geradas após um aprendizado, seja em cursos, livros, treinamentos e outras formas de desenvolvimento.
A importância dessas competências nas empresas
A importância dessas competências está associada ao objetivo de ter uma equipe completa para auxiliar na performance do seu negócio. Em um cenário cada vez mais competitivo, ter profissionais qualificados e que se destacam se torna um diferencial ao negócio. A lógica é simples: um colaborador especializado proporciona maior produtividade e consequentemente amplia o desempenho e a saúde financeira da empresa.
Vale destacar que geralmente as hard skills são as mais desejadas pelos gestores. Contudo, as soft skills vão demonstrar como o colaborador lida com o outro e consigo mesmo em diversas situações e cenários.
Em resumo, não adianta ter um profissional que possui as competências técnicas desejadas para o cargo, mas que não sabe trabalhar em equipe e não consegue se comunicar. Um colaborador completo é fundamental para desempenhar o melhor papel na sua equipe, e assim colaborar com o ganho de bons resultados.
Exemplos dessas habilidades no ambiente de trabalho
No ambiente de trabalho, essas habilidades são identificadas em comportamentos que envolvam a capacidade de se comunicar, de se expressar e de acrescentar na produtividade do dia a dia.
Os soft skills podem ser identificados nas atitudes do trabalhador em relação ao seu trabalho, confiabilidade, compromisso e precisão.
Já as hard skills são as habilidades relacionadas à criatividade, capacidade mental e física em lidar com a carga de trabalho, flexibilidade e disposição para aprender novas habilidades e adaptar-se a novas tecnologias.
É possível reconhecer mais algumas competências. O quadro comparativo abaixo foi retirado do estudo já citado anteriormente. Nele são apresentados mais alguns exemplos. São eles:
O papel da educação corporativa nesse contexto
A educação corporativa é uma estratégia que foca no aprimoramento e na capacitação contínua e voltada para a gestão de pessoas. O intuito é incentivar e apoiar o desenvolvimento profissional visando suprir as necessidades da empresa.
Vale destacar que essa metodologia é mais complexa do que somente promover aprendizagem para a equipe. É preciso analisar os objetivos e metas da empresa e montar um planejamento estratégico que utilize a educação corporativa como ferramenta para alcançá-los.
Logo, essa capacitação garante a construção de um time mais competente, qualificado e apto para oferecer melhores entregas e reconhecimento da marca. É justamente o incentivo ao desenvolvimento dos colaboradores que permite que a empresa e os gestores tenham uma visão mais estratégica da performance do time.
Dessa maneira, é fundamental compreender como utilizar essa estratégia para desenvolver as soft skills e hard skills. Isso porque além do benefício em incentivar essas competências, o colaborador sentirá uma certa valorização por parte dos seus gestores. E esse sentimento o torna mais engajado e participativo.
Um estudo da Talent 2020 da Deloitte, analisa que o uso das competências está ligado diretamente a retenção de talentos. “O envolvimento efetivo dos funcionários se traduz em uma força de trabalho satisfeita”.
A pesquisa ainda aponta que 72% dos entrevistados que planejam permanecer nos seus atuais empregos sentem que seus talentos estão sendo utilizados. Enquanto isso, daqueles que desejam sair, 42% afirmam que suas habilidades não estão sendo usados de forma eficaz.
Para completar, o relatório ainda conclui que 37% dos entrevistados que pretendem sair, julgam não haver progresso na sua carreira e 27% acreditam ter desafios no emprego atuas.
Utilizar a educação corporativa para fortalecer e incentivar a evolução das hard e soft skills pode reverter esse cenário.
Como utilizar a educação corporativa para desenvolver essas habilidades
Dito isto, é possível incentivar o desenvolvimento dessas habilidades por meio de especializações e treinamentos. Contudo, antes de montar o plano, mapeie as competências relacionadas a soft e hard skills dos seus colaboradores e identifique quais precisam ser aprimoradas, conforme as metas da empresa.
Não deixe de utilizar avaliações de desempenho para acompanhar os processos e progressos da sua equipe. Assim será possível reconhecer quais ações estão funcionando e quais não.
Por fim, implemente o senso de responsabilidade, feedback e comunicação com e entre os times. Somente em seguida, com a ajuda das estratégias da educação corporativa, será mais fácil de fortalecer as habilidades.
Destacam-se as metodologias da educação corporativa que podem ser utilizadas para aprimorar hard e soft skills:
- Gamificação;
- Realidade virtual;
- Microlearning;
- Lifelong learning, entre outras.
Próximo passo
Esse conteúdo demonstrou a necessidade de incentivar o aprimoramento das soft skills e hard skills para montar uma equipe qualificada e focada em alta performance.
Após analisar a importância das mesmas, compreenda mais sobre o papel das capacitações no desenvolvimento dessas habilidades. Baixe o nosso eBook gratuitamente sobre educação corporativa para entender melhor como capacitar os colaboradores.