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Mercado de afiliados: entenda como funciona esta estratégia!

mercado de afiliados

O mercado de afiliados faz parte do universo de infoprodutos. Essa é uma estratégia de marketing que disponibiliza um link para o afiliado ganhar comissões a cada resultado gerado pelas divulgações.

Essa é uma técnica vantajosa para os dois lados, já que ajuda no alcance do produto digital e ainda gera comissões para os parceiros que auxiliaram na divulgação.

Portanto, nesse conteúdo vamos abordar as principais características desse mercado, os números que o tornam tão valioso e dicas de como captar afiliados.

Como funciona o mercado de afiliados?

O mercado de afiliados é uma estratégia de marketing que engloba dois agentes: o infoprodutor e o afiliado. Aqui, os dois se beneficiam com a divulgação.

Um afiliado é, geralmente, alguém que tem facilidade em fechar vendas. Para ser um afiliado basta entrar em algum programa de afiliados para começar a divulgar os produtos digitais daquele infoprodutor.

Uma vez participante do programa, o afiliado recebe um link próprio que vai ser o produto divulgado por ele. Vale destacar que a forma de divulgação vai depender do afiliado. Ele que escolhe qual será a melhor estratégia que vai ajudá-lo a vender mais, seja por e-mail, Instagram, YouTube ou outro canal.

Mas qual é o benefício para o afiliado? Ele recebe uma comissão, previamente estabelecida pelo programa de afiliados, a cada negócio fechado através daquele mesmo link.

Contudo, para que todo esse processo ocorra de maneira descomplicada, é preciso que a plataforma, escolhida para o seu produto digital, facilite e disponibilize um programa de afiliados completo.

Principais formatos de programas de afiliados

Há alguns formatos de programas de afiliados que definem o custo da comissão do mesmo. Vale destacar que depende da estratégia do infoprodutor e da plataforma, já que as vantagens variam conforme os objetivos de cada estratégia. Os mais comuns são:

  • Custo por Aquisição (CPA): esse é o método que recompensa os afiliados por comissão somente se a compra for finalizada com o link dos mesmos;
  • Custo por Clique (CPC): já nesse, o afiliado recebe comissão a cada clique no link personalizado dele;
  • Custo por Lead (CPL): aqui o afiliado só ganha comissão quando um lead é gerado. Ou seja, quando há um novo cadastro realizado pelo link do mesmo;
  • Custo por Mil Impressões (CPM): nesse método o visitante não precisa clicar no link do afiliado, e sim visitar a página em que o link se encontra.

Contexto do mercado de afiliados

mercado de afiliados

O contexto da estratégia de marketing de afiliados se desenvolveu com o avanço das tecnologias. Cada vez mais há aderências para esse formato por ser um método vantajoso para os dois principais agentes desse universo.

É preciso reforçar que com a pandemia de Covid-19 o comportamento da sociedade sofreu alterações. Segundo a McKinsey e Company 70% dos brasileiros cortaram gastos durante a crise sanitária e 50% tiveram a sua renda reduzida. A pesquisa ainda concluiu que com o distanciamento social e o isolamento, surgiram “novas oportunidades de negócios”.

E é nesse cenário que o mercado de afiliados passou a se desenvolver ainda mais e ter mais aceitação. Com a renda reduzida e com a disponibilidade de trabalhar em casa, de forma online, a afiliação de produtos digitais passou a ser uma vantagem em meio à crise.

De acordo com os dados da pesquisa Awin Report 2021, citados pela proXXIma, mais de 3 bilhões de dólares americanos foram investidos em plataformas digitais no Brasil. Desse montante, 152 milhões foram destinados aos programas de afiliados. Também, ainda, na primeira onda da pandemia, as vendas desse modelo cresceram em 72%.

Conforme um infográfico de estatísticas de marketing de afiliados, os investimentos com essa estratégia devem crescer 10% nos próximos anos. O que corresponde a 15% de toda a receita de mídia digital.

O estudo ainda afirma que um bom programa de afiliados pode aumentar a receita do produto digital em 30%. E no contexto dos EUA e do Canadá, essa estratégia, junto com o email marketing, gera uma das maiores receitas online, correspondendo a 16% de todos os pedidos do comércio eletrônico.

Por fim, o infográfico ainda afirma que marketing de afiliados é uma indústria global que vale mais de 12 bilhões de dólares americanos.

Esses dados demonstram o crescimento constante dessa estratégia. Empresas grandes como a Magalu e a Amazon já utilizam desse mercado. Dessa forma, assim como foi apontado pelo infográfico citado anteriormente, a tendência é de crescimento nesse setor e mais adesão dos infoprodutores.

Como captar um afiliado para o seu infoproduto?

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Com os dados citados acima, você já deve ter percebido a vantagem de investir nesse mercado. Sendo assim, seguem algumas dicas que podem te auxiliar na conquista de afiliados para o seu infoproduto.

Desenvolva um produto de qualidade

Ter um produto de qualidade, em primeiro lugar, é importante para o seu negócio. Isso porque, com um afiliado ou não, as pessoas só vão adquirir o seu produto se trouxer, de fato, alguma vantagem e conhecimento.

E um afiliado, na hora de decidir qual programa entrar, vai escolher o infoproduto que aparentemente é mais rentável. Então, ter um bom produto digital contribui para o sucesso nas suas vendas.

Saiba definir boas comissões

As comissões também vão ser um critério de escolha dos afiliados. Deixe claro os benefícios para eles ao apostarem no seu produto.

O investimento precisa fazer sentido com os valores do mercado e com a qualidade do seu produto. Saber precificar as comissões vai fazer a diferença na captação. 

Ofereça materiais de divulgação

Já deixe preparados alguns materiais que vão ajudar na divulgação do seu produto para o seu afiliado. Além de padronizar, de acordo com a sua identidade visual, demonstra que você está disposto a apoiar o seu afiliado.

Da mesma forma que saber descrever o seu produto nesses materiais é importante para que o afiliado tenha as informações necessárias para a venda. Assim, evita ruídos de interpretação e significados distintos sobre o mesmo produto.

Escolha uma boa plataforma

Por último e o mais importante, saiba definir a melhor plataforma para lançar o seu infoproduto. É nela que você vai hospedar o seu produto digital. Então, é necessário contar com uma plataforma completa tanto para os seus clientes quanto para os seus afiliados.

Com a plataforma certa, o seu contato com os afiliados fica facilitado e ágil, e ainda permite acompanhar o desenvolvimento do programa da melhor forma.

E agora?

Nesse conteúdo abordamos a importância e as vantagens de apostar em um programa de afiliados para conseguir melhores resultados para o seu infoproduto.

Agora que você já sabe como funciona o mercado de afiliados e está preparado para lançar o seu produto, confira em nosso checklist um passo a passo completo para o seu lançamento:

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