Logo LaunchLMS
Estratégias

Produtor digital, o que você precisa para ser um?

produtor digital

Você está pensando em se tornar um produtor digital, ou então, já iniciou esta jornada, mas ainda tem dúvidas sobre o que é necessário para alcançar seus objetivos?

Trabalhar com o mercado digital é muito vantajoso, mas exige certos conhecimentos e habilidades para que você possa se destacar. 

Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais informações sobre este universo. Continue a leitura para entender mais sobre o que um infoprodutor faz, quais são as habilidades e características indispensáveis para se tornar uma referência e os tipos de infoprodutos que você pode criar para vender online. 

O que um produtor digital faz?

O produtor digital é um profissional relativamente recente no mercado, mas que já tem um grande destaque nos canais online. 

Como o nome indica, trata-se de uma pessoa especializada na produção de conteúdo digital em diversos formatos. Encontramos na internet desde cursos online, webinars, eBooks, mentorias, e muito mais. O único requisito é que o material possa ser distribuído e consumido de forma digital. 

O produtor digital, também conhecido como infoprodutor, influenciador ou mesmo criador de conteúdo, é uma pessoa que está constantemente compartilhando novidades e informações que ajudem sua audiência de alguma forma. 

Para isso, ele precisa ter um conhecimento mais aprofundado em ao menos uma área de atuação, que pode variar. Afinal, é possível encontrar conteúdo dos mais diversos assuntos na internet, como vendas, confeitaria, fotografia, programação, e muitos outros. 

Mas, é preciso entender que o trabalho do infoprodutor não se resume apenas a estruturar e distribuir o conteúdo. Para ser um bom produtor digital, é preciso que você conheça sua audiência, desenvolva estratégias de venda para o produto e atue no suporte dos seus clientes, por exemplo.

Características indispensáveis para ser um infoprodutor

Isso nos leva a um ponto importante. Existem algumas características que são indispensáveis para quem quer se tornar um infoprodutor de sucesso. 

A primeira delas, e talvez uma das mais importantes, é a facilidade para compartilhar informações e ensinar. Afinal, se você tem um infoproduto, o que você está fazendo é basicamente ensinar o mercado. Portanto, contar com a habilidade de explicar conceitos, estratégias e dar um passo a passo de forma clara para a sua audiência é fundamental. 

Isso está diretamente relacionado a outro ponto: ser especialista em alguma área de atuação. Os infoprodutores que mais se destacam são autoridade em um determinado nicho de mercado, o que os ajuda a se tornarem verdadeiras referências. 

Ou seja, um bom caminho para ser um produtor digital de sucesso é se especializar em alguma área e começar a criar conteúdo sobre esse nicho. Isso guiará você no caminho certo, já que o próximo passo é construir sua marca pessoal. 

Isso porque o produtor digital precisa de audiência. Sem ela, o lançamento não escala, os conteúdos não engajam e o negócio não cresce. Então, outra característica indispensável dos infoprodutores é contar com uma marca bem estabelecida, ou então, desenvolver as estratégias necessárias para isso. 

Mas, após construir sua marca e crescer sua audiência em um determinado nicho, o que fazer? Se você já chegou a este nível, então é hora de se certificar que você tem tudo o que é necessário para vender seu infoproduto e se relacionar com seus clientes. 

Aqui, uma boa plataforma de hospedagem será essencial para sua estratégia de venda. É ainda mais vantajoso se você conseguir reunir em uma única ferramenta a hospedagem, divulgação e suporte do produto digital. 

Por fim, algumas habilidades e conhecimentos que podem fazer a diferença para a sua estratégia como infoprodutor são copywriting, marketing digital, vendas, edição de vídeos, entre outros.

Tipos de infoprodutos para você criar

Ainda não sabe qual será o seu infoproduto? Fique tranquilo, com a internet é possível criar inúmeros tipos de produtos digitais. Tudo irá depender das ferramentas que você tem disponíveis, nível de conhecimento, recursos financeiros e de tempo. 

Alguns produtos digitais são mais simples de serem criados, como os eBooks, apesar de envolverem um conhecimento complexo por trás de sua idealização. Já outros exigem uma dedicação muito maior de tempo e até mesmo investimento, como é o caso de uma mentoria personalizada ou um curso online

Portanto, antes de definir o formato, busque entender qual a sua realidade atual e seu objetivo como infoprodutor. Mas lembre-se, você pode começar com um produto mais simples, e evoluir ou criar outros ao longo do tempo. O importante é começar!

Reunimos a seguir alguns exemplos de produtos digitais que podem ser criados:

  • Mentorias coletivas ou individuais;
  • Webinars;
  • eBooks;
  • Planilhas ou calculadoras;
  • Templates;
  • Cursos online;
  • Infográficos;
  • Assinaturas (modelos recorrentes, como clubes de assinaturas, comunidades ou um site de membros).

Como colocar tudo isso em prática?

E então, você já sabe o que precisa fazer para ser um produtor digital? 

É fato que atuar no mercado digital não é tão simples como alguns dizem ser, mas com certeza traz muitas vantagens, desde a liberdade de tempo e geográfica, até o retorno financeiro. 

Mas para alcançar resultados como estes, é preciso ter uma estratégia sólida e saber qual caminho seguir. 

Neste artigo apresentamos algumas das principais características de um infoprodutor e o que este tipo de profissional faz. Além disso, você viu exemplos de infoprodutos que podem ser criados, desde os mais simples até projetos mais complexos. 

Esperamos que com este conteúdo você tenha tirado algumas de suas dúvidas e obtido bons insights para aplicar na sua estratégia.

Crie sua plataforma de educação 100% personalizada

gestão do conhecimento
Sem categoria

Gestão do Conhecimento: entenda a importância e como aplicar

Employee Experience
Estratégias

Employee Experience: aprenda tudo sobre essa estratégia

O Employee Experience é o conceito por trás da estratégia que compreende o valor da experiência
marketing no youtube
Estratégias, Infoprodutos

4 Estratégias de marketing no YouTube para impulsionar seu produto digital

As estratégias de marketing no YouTube representam hoje uma das formas mais potentes de divulgação de

3 passos simples para receber 15 dias de testes gratuitos:

✔ Preencha o formulário abaixo;
✔ Agendamos uma demonstração personalizada pra sua empresa!
✔ Liberamos 15 dias gratuitos de testes.