Logo LaunchLMS
Estratégias, Ferramentas

Quer lançar um produto digital em 2022? Então confira 3 atitudes que você deve tomar hoje

lançar produto digital

O mercado está cada vez mais propício para quem deseja lançar um produto digital. Por mais que a sociedade esteja saindo de uma pandemia, alguns hábitos se consolidaram e se tornaram o comportamento padrão de muitas pessoas. 

O consumo de conteúdos e produtos por meio da internet não só se fez necessário como foi a única opção para muitos tipos de negócios. E isso se refletiu em vários setores da economia.

De acordo com a Fecomercio SP, 9 em cada 10 pessoas mudaram seus padrões de consumo durante a pandemia. Isso só no Estado de São Paulo.

Exemplo disso é o setor de delivery que fez as pessoas pedirem mais comida do que cozinhar em casa. A mesma pesquisa mostra que 6 em cada 10 paulistas estão pedindo refeições por aplicativos do que antes da pandemia. 

Sendo assim, esse é apenas um dos recortes das mudanças que ocorreu no consumo, o que mostra que lançar um produto digital é uma boa ideia para quem deseja ter uma renda extra ou até mesmo um negócio sólido. 

Por que apostar em um produto digital em 2022

Ainda que a vida volte “ao normal”, muitos hábitos vão continuar. A busca por novos conhecimentos e a facilidade de consumir informação são a combinação perfeita para quem deseja lançar um produto digital. 


Lançar um produto digital é mais barato que um produto físico 

Lançar um produto digital de fato é mais barato, mas não significa que é fácil e não haverá custos. 

Os custos dependem do tipo e da qualidade do seu produto, como por exemplo, um eBook diagramado no Word ou um curso com videoaulas gravadas em um estúdio profissional. 

Seja qual for o tipo de produto digital, certamente ele será mais barato que a maioria dos produtos físicos. Isso falando a médio e longo prazo.

A distribuição é mais fácil e viável 

A distribuição ou a “logística” é outro ponto positivo de lançar um produto digital, pois os custos com tais recursos é muito mais fácil e barato.

Em geral, os produtos digitais não precisam de armazenamento físico e podem ser enviados ou acessados por e-mail, ou em alguma plataforma na web. 

Por isso, a sua distribuição é muito mais viável do que um produto físico. No entanto, não pense que não haverá custos, pois, dependendo do material, é preciso investir em servidores de hospedagem web ou até mesmo em serviços de cloud computing.


Muito mais fácil de escalar


Outro grande ponto positivo dos produtos digitais é justamente o seu poder de escala. Isso quer dizer que as vendas de um produto digital são muito mais fáceis de serem multiplicadas em relação a um físico. 

Essa escalabilidade é uma característica muito interessante e rentável, tendo em vista que os custos de um produto não precisam se elevar para obter resultados maiores. 

No entanto, para ter esses resultados, não pense que não é preciso investimento. Custos existirão, mas os resultados poderão ser muito maiores em relação aos mesmos. 

Por onde começar para lançar o seu produto digital

Ainda que lançar um produto digital seja um ótimo investimento, muitas pessoas têm dúvidas de como e por onde começar nessa empreitada.

Pensando nisso, iremos abordar 3 atitudes que você precisa tomar hoje para ter mais chances de sucesso na internet com o seu infoproduto. Vamos conferir?

1 Foque em um nicho específico


Antes de começar e lançar um produto digital, é preciso ter clareza sobre o nicho em que você irá atuar. Tenha em mente qual necessidade a sua solução irá resolver e qual público irá atender.

Vai criar um produto para mulheres ou homens? Jovens, adultos, mais experientes? Alguma região específica? Qual a faixa etária desse público?

Tudo isso deve estar bem claro no seu planejamento, pois essas informações irão nortear todas as ações para promover o produto. Por isso, pesquisas de mercado são bem-vindas nessa etapa.

2 Prepare conteúdos de qualidade

Não é porque está na internet que o produto deve ser produzido de qualquer jeito. Para lançar um infoproduto, (seja um eBook, treinamento, curso, audiobook, etc.) é preciso atender a detalhes mínimos de qualidade. 

Invista em uma identidade visual minimamente profissional, com materiais bem diagramados, com conteúdos bem escritos e ordenados. 

Em caso de vídeos, faça uma boa edição e seja objetivo nos conteúdos. Crie roteiros direcionados e ofereça conteúdos embasados e condizentes com o que o seu público espera.

3 Invista em ações para gerar tráfego 

Depois de elaborar e lançar o seu produto digital, chega o momento de promovê-lo de forma adequada. Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado.”

Infelizmente, é nessa etapa que muitos produtos digitais fracassam por não terem um plano de marketing e divulgação adequados. 

Sendo assim, pense em estratégias de divulgação para gerar tráfego para o seu produto e assim aumentar as chances de conversão. Neste caso, o marketing de conteúdo entra em cena como protagonista.

Redes sociais, blog e links patrocinados são excelentes formas de atrair potenciais usuários e compradores do seu infoproduto. Sobretudo, tenha um plano bem estruturado para não desperdiçar tempo e recursos. 

Conclusão 

2022 já está aí e será um ano perfeito para que deseja lançar um produto digital. Mas para isso, é preciso planejar e investir em ações profissionais. 

Tenha em mente que os resultados não surgirão da noite para o dia, portanto, quanto antes você iniciar, mais rápido poderá ter retorno. 

Por fim, como cita o tenista norte-americano Arthur Ashe:
“Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode.”

Para planejar o seu lançamento em 2022, faça o download gratuito do nosso checklist para lançar produtos digitais:

lançar produto digital

Crie sua plataforma de educação 100% personalizada

vender produtos digitais
Estratégias, Dicas

Produtos digitais, como otimizar suas estratégias para vender ?

Quem trabalha no ramo de infoprodutos, precisa estar sempre em busca de formas para atrair novos
marketing no youtube
Estratégias, Infoprodutos

4 Estratégias de marketing no YouTube para impulsionar seu produto digital

As estratégias de marketing no YouTube representam hoje uma das formas mais potentes de divulgação de
análise de métricas
Estratégias, Dicas

Como realizar a análise de métricas do seu infoproduto?

A análise de métricas é essencial para você entender como o seu infoproduto está se comportando

3 passos simples para receber 15 dias de testes gratuitos:

✔ Preencha o formulário abaixo;
✔ Agendamos uma demonstração personalizada pra sua empresa!
✔ Liberamos 15 dias gratuitos de testes.