O mercado está cada vez mais propício para quem deseja lançar um produto digital. Por mais que a sociedade esteja saindo de uma pandemia, alguns hábitos se consolidaram e se tornaram o comportamento padrão de muitas pessoas.
O consumo de conteúdos e produtos por meio da internet não só se fez necessário como foi a única opção para muitos tipos de negócios. E isso se refletiu em vários setores da economia.
De acordo com a Fecomercio SP, 9 em cada 10 pessoas mudaram seus padrões de consumo durante a pandemia. Isso só no Estado de São Paulo.
Exemplo disso é o setor de delivery que fez as pessoas pedirem mais comida do que cozinhar em casa. A mesma pesquisa mostra que 6 em cada 10 paulistas estão pedindo refeições por aplicativos do que antes da pandemia.
Sendo assim, esse é apenas um dos recortes das mudanças que ocorreu no consumo, o que mostra que lançar um produto digital é uma boa ideia para quem deseja ter uma renda extra ou até mesmo um negócio sólido.
Por que apostar em um produto digital em 2022
Ainda que a vida volte “ao normal”, muitos hábitos vão continuar. A busca por novos conhecimentos e a facilidade de consumir informação são a combinação perfeita para quem deseja lançar um produto digital.
Lançar um produto digital é mais barato que um produto físico
Lançar um produto digital de fato é mais barato, mas não significa que é fácil e não haverá custos.
Os custos dependem do tipo e da qualidade do seu produto, como por exemplo, um eBook diagramado no Word ou um curso com videoaulas gravadas em um estúdio profissional.
Seja qual for o tipo de produto digital, certamente ele será mais barato que a maioria dos produtos físicos. Isso falando a médio e longo prazo.
A distribuição é mais fácil e viável
A distribuição ou a “logística” é outro ponto positivo de lançar um produto digital, pois os custos com tais recursos é muito mais fácil e barato.
Em geral, os produtos digitais não precisam de armazenamento físico e podem ser enviados ou acessados por e-mail, ou em alguma plataforma na web.
Por isso, a sua distribuição é muito mais viável do que um produto físico. No entanto, não pense que não haverá custos, pois, dependendo do material, é preciso investir em servidores de hospedagem web ou até mesmo em serviços de cloud computing.
Muito mais fácil de escalar
Outro grande ponto positivo dos produtos digitais é justamente o seu poder de escala. Isso quer dizer que as vendas de um produto digital são muito mais fáceis de serem multiplicadas em relação a um físico.
Essa escalabilidade é uma característica muito interessante e rentável, tendo em vista que os custos de um produto não precisam se elevar para obter resultados maiores.
No entanto, para ter esses resultados, não pense que não é preciso investimento. Custos existirão, mas os resultados poderão ser muito maiores em relação aos mesmos.
Por onde começar para lançar o seu produto digital
Ainda que lançar um produto digital seja um ótimo investimento, muitas pessoas têm dúvidas de como e por onde começar nessa empreitada.
Pensando nisso, iremos abordar 3 atitudes que você precisa tomar hoje para ter mais chances de sucesso na internet com o seu infoproduto. Vamos conferir?
1 Foque em um nicho específico
Antes de começar e lançar um produto digital, é preciso ter clareza sobre o nicho em que você irá atuar. Tenha em mente qual necessidade a sua solução irá resolver e qual público irá atender.
Vai criar um produto para mulheres ou homens? Jovens, adultos, mais experientes? Alguma região específica? Qual a faixa etária desse público?
Tudo isso deve estar bem claro no seu planejamento, pois essas informações irão nortear todas as ações para promover o produto. Por isso, pesquisas de mercado são bem-vindas nessa etapa.
2 Prepare conteúdos de qualidade
Não é porque está na internet que o produto deve ser produzido de qualquer jeito. Para lançar um infoproduto, (seja um eBook, treinamento, curso, audiobook, etc.) é preciso atender a detalhes mínimos de qualidade.
Invista em uma identidade visual minimamente profissional, com materiais bem diagramados, com conteúdos bem escritos e ordenados.
Em caso de vídeos, faça uma boa edição e seja objetivo nos conteúdos. Crie roteiros direcionados e ofereça conteúdos embasados e condizentes com o que o seu público espera.
3 Invista em ações para gerar tráfego
Depois de elaborar e lançar o seu produto digital, chega o momento de promovê-lo de forma adequada. Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado.”
Infelizmente, é nessa etapa que muitos produtos digitais fracassam por não terem um plano de marketing e divulgação adequados.
Sendo assim, pense em estratégias de divulgação para gerar tráfego para o seu produto e assim aumentar as chances de conversão. Neste caso, o marketing de conteúdo entra em cena como protagonista.
Redes sociais, blog e links patrocinados são excelentes formas de atrair potenciais usuários e compradores do seu infoproduto. Sobretudo, tenha um plano bem estruturado para não desperdiçar tempo e recursos.
Conclusão
2022 já está aí e será um ano perfeito para que deseja lançar um produto digital. Mas para isso, é preciso planejar e investir em ações profissionais.
Tenha em mente que os resultados não surgirão da noite para o dia, portanto, quanto antes você iniciar, mais rápido poderá ter retorno.
Por fim, como cita o tenista norte-americano Arthur Ashe:
“Comece onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode.”
Para planejar o seu lançamento em 2022, faça o download gratuito do nosso checklist para lançar produtos digitais: