Fórmula de Lançamento é uma metodologia desenvolvida por Erico Rocha. Esse conceito junta as estratégias de marketing e venda para lançar conteúdos e desenvolver melhor o relacionamento com o cliente. Sendo essa conexão entre o consumidor e o produtor a chave para o sucesso do negócio.
Nesse guia você terá acesso às informações sobre a fórmula, o conceito e como aplicá-la para obter resultados e vender mais o seu infoproduto.
O conceito da Fórmula de Lançamento
Fórmula de Lançamento é uma metodologia que surgiu a partir do treinamento idealizado por Erico Rocha, no Brasil, com base no curso Product Launch Formula de Jeff Walker. Hoje, Erico é especialista em lançamentos de infoproduto e grande apoiador do marketing digital e do empreendedorismo.
O objetivo dessa fórmula é desenvolver um faturamento de 6 dígitos em 7 dias consecutivos: o “fazer um 6 em 7”, jargão da área. Com isso, o lançamento do produto precisa ser um sucesso logo nos primeiros dias.
Erico acredita que os resultados da Fórmula de Lançamento não são comuns, contudo, são extremamente viáveis e possíveis. Mas para isso acontecer, ele afirma ser necessário muito esforço, foco, dedicação, ética profissional e persistência.
Há alguns benefícios e vantagens com a implementação da Fórmula de Lançamentos, caso você já tenha algum negócio ou não. Com esse método é possível ganhar autoridade com mais facilidade e rapidez, criar e aprimorar um produto e ainda aumentar a renda de um ano de vendas de produtos digitais em 7 dias.
O conceito é divido por alguns pilares e etapas. São eles:
Relacionamento (pré-pré lançamento)
Esse é o principal objetivo: criar um bom relacionamento com o seu público, pois sem eles não há o lançamento do seu infoproduto. Aqui são usadas características e estratégias de vendas e de inbound marketing para atrair e construir personas.
Isso ajuda na criação de um produto que seja de fato relevante e interessante para o seu público. Conhecê-los torna o processo mais ágil e assertivo. Então, é aqui que você constrói credibilidade e autoridade para atrair e estabelecer esse primeiro contato com os seus futuros clientes. Geralmente a duração dessa etapa é de 60 a 180 dias.
Conteúdo (pré-lançamento)
O conteúdo será compartilhado para gerar expectativa nas suas personas e vai mostrar que de fato você possui autoridade sobre o assunto compartilhado. Ele vai ser a chave para a construção do relacionamento com o seu público.
Essa criação de valor precisa ser estabelecida durante 7 dias com a abertura das inscrições. É por isso que Erico diz que os resultados não são típicos e que é preciso persistência para consegui-los.
Logo, o ponto principal é acreditar que o seu conteúdo é de qualidade e que ele vai te trazer bons resultados para, assim, não pensar em desistir ao longo do caminho.
Lançamento
É aqui em que acontece a oferta do lançamento do seu infoproduto. Uma vez criada a expectativa e a autoridade, você está pronto para despertar mais sentimentos no seu público.
O objetivo nessa etapa é fazer com que a escassez seja o principal critério que fará a sua persona virar um comprador. Por isso, você vai estimular o sentimento de que aquela oferta é exclusiva e única, logo, ele não pode perder a oportunidade se quiser ter o seu conteúdo de forma mais aprofundada.
Pós-venda
Engana-se quem acredita que uma vez conteúdo lançado não há mais nada para fazer. Esse é o momento de coletar feedbacks, não só para saber o que pode ser aprimorado, mas também para coletar provas sociais. Se mostrar preocupado com a opinião do seu cliente pode torná-lo embaixador e advogado do seu negócio.
Aqui o relacionamento é fortificado. Esse olhar atencioso pode ser o diferencial para trazer além do que você prometeu e poder fidelizá-los de vez.
O que é necessário para aplicar a estratégia da Fórmula de Lançamento
O uso de gatilhos mentais durante todo o processo é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Eles são as principais chaves na Fórmula de Lançamento. São eles que estimulam a tomada de decisão.
Na publicidade essa ferramenta é usada desde o início das propaganda e com o desenvolvimento do marketing digital, tem sido cada vez mais explorado também. Isso significa ser necessário saber exatamente o que dizer ou mostrar para que o seu público opte pela ação que você esperava.
De acordo com o próprio Erico, em um artigo no seu site, há 5 gatilhos que você pode utilizar para conseguir o 6 em 7. São eles:
- Gatilho mental da reciprocidade. Esse pode ser estimulado como se fosse uma troca de favores. Se você disponibiliza algum conteúdo gratuito, a pessoa vai querer te retribuir indicando para alguém ou fazendo a compra do seu infoproduto;
- Gatilho mental da prova social. Esse demonstra para o seu público a aprovação do seu conteúdo e da sua credibilidade por outras pessoas. Assim, com a boa avaliação, ele pode confiar e comprovar a sua qualidade;
- Gatilho mental da prova. Aqui ocorre a defesa de que o que você prometeu traz resultados. A diferença está em dizer a verdade e mostrar quem conseguiu realizar esse feito;
- Gatilho mental da escassez. Esse já foi citado anteriormente. O objetivo é tornar o seu produto algo imperdível, fazendo a pessoa sentir que se não o garantir vai perder uma grande oportunidade;
- Gatilho mental da autoridade. Esse também já foi citado anteriormente e visa despertar esse sentimento nos seus clientes. Você pode demonstrar ser um especialista no assunto com a comprovação de resultados e certificados da área. Isso demonstra que, além de tudo, você está disposto em se manter atualizado para compartilhar o melhor conteúdo.
Tipos de lançamentos
Há alguns tipos de lançamentos de produtos dentro da Fórmula de Lançamento. Cada um deles corresponde a um objetivo específico do seu negócio e com o seu nível de experiência. São eles:
Lançamento Semente (LS)
Esse é focado em quem não possui experiência com lançamentos de infoprodutos ou conteúdos online. Aqui é vendido a ideia com a tentativa de validar o produto antes dele estar pronto. Assim, o cliente financia o seu negócio e te ajuda com a produção.
Lançamento Interno (LI)
Nesse é trabalhado conteúdos de pré-lançamento para a lista de contatos e possíveis clientes que você já possui e sabe que a possibilidade de conversão é grande. Aqui é necessário a contratação de funcionários da área de marketing que vão te ajudar com a captação e o acompanhamento de tráfego pago, por exemplo.
Lançamento Externo (LE)
Esse é o oposto do anterior, trabalhado após o sucesso interno. Logo, é necessário investir em divulgações externas para aumentar a sua lista de contatos. Possíveis parcerias durante esse processo pode garantir ainda mais o sucesso.
Lançamento para Afiliados (LA)
Esse é dedicado ao programa de afiliados. Eles são os promotores do seu infoproduto e essa etapa é dedicada ao lançamento que convoca a colaboração deles. É preciso garantir uma boa proposta com comissões relevantes.
Lançamento Perpétuo (LP)
O nome já diz o conceito desse lançamento: é manter a oferta sempre aberta. Aqui turmas novas são sempre disponibilizadas. Contudo, esse só funciona para aqueles conteúdos que não exige muita dedicação no atendimento aos alunos.
Lançamento Relâmpago (LR)
Aqui é utilizada a estratégia de email-marketing. As técnicas de copywriting, ou seja, da escrita persuasiva, precisam estar presente nesse email. Eles são mandados, geralmente, para uma lista de contatos não aquecida. Isso ajuda a testar qual método funciona melhor.
Hiper-Lançamento Semente (HLS)
Esse segue a lógica do LS. Serve para quem não tem autoridade e, por isso, não vai conseguir que os clientes apostem no seu negócio logo de cara. Desse forma, é possível criar eventos e chamar especialistas para conversar sobre o assunto do seu conteúdo. Assim, você demonstra qualidade no seu infoproduto.
Lançamento Meteórico
Aqui é utilizado aplicativos de mensagem como um canal exclusivo para aqueles que não querem perder suas ofertas. Você distribui conteúdos só para eles e ainda ativa o gatilho da escassez.
Lançamento Passariano
Consiste na criação de um conteúdo exclusivo para a lista de contato que é ativa e engajada, mas ainda não tomou a decisão de compra. Eles já conhecem o seu conteúdo e reconhecem a sua autoridade e, por isso, só precisam de um incentivo para comprar.
Lançamento Espartano
O objetivo é vender todos os seus diferentes infoprodutos de uma vez só, com uma oferta imperdível de 24 horas. Esse também utiliza o gatilho da escassez.
Importância da plataforma de hospedagem para o infoproduto
Somados a isso, é preciso escolher uma plataforma de hospedagem para o infoproduto que tenha qualidade. A LaunchLab é uma plataforma que permite a criação, estruturação, divulgação e vendas do seu infoproduto de forma completa e personalizada. Ela vai complementar as estratégias da Fórmula de Lançamentos.
E se você quer se organizar melhor, após ter visto o guia completo sobre a Fórmula de Lançamento, basta clicar aqui para baixar gratuitamente o checklist de lançamento de produtos digitais da LaunchLab.