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Estratégias, Dicas

Como criar um curso online: passo a passo para rentabilizar seu conteúdo!

como criar um curso online

O mercado de produtos digitais vem crescendo cada vez mais, graças às transformações digitais. E, por isso, saber como criar um curso online se tornou uma necessidade importante.  É preciso conhecer o seu público, planejar o conteúdo com calma e estruturar todo o processo para identificar se o seu projeto é viável ou não.

Então, nesse texto você vai compreender um pouco mais sobre o contexto favorável do comércio de produtos digitais e o passo a passo para se dedicar à criação de curso online. 

O atual cenário do mercado de produtos digitais 

O comércio de produtos online já estava começando a conquistar o seu espaço por conta das transformações digitais. Isso se dá porque o perfil do consumidor atual, que está na quarta geração, tende a optar por processos de comunicação virtualizados e digitalizados. 

Somados a isso, o Consumidor 4.0 procura por identificação com marcas mais humanas e conscientes e por um atendimento digital de qualidade. 

Contudo, com o distanciamento social causado pela pandemia do Coronavírus, o que ainda estava caminhando para se tornar presente na rotina, recebeu um impulso de desenvolvimento. Todas as tarefas passaram a ser realizadas no ambiente virtual, seja o trabalho, estudo ou compras, para driblar o contágio.

Segundo uma pesquisa realizada pela PcW Brasil, sobre o estudo da transformação do consumidor durante o período pandêmico, 45% dos entrevistados dizem que passaram a usar mais o celular como o principal canal de compras desde a Covid-19. E conforme a matéria da Folha de São Paulo sobre os dados levantados pela Neotrust/Compre&Confie, entre os meses de abril e julho de 2020, 5,7 milhões de clientes fizeram a primeira compra pela internet. 

Isso tudo reforça o perfil do consumidor 4.0 e reafirma que, mais uma vez, o que era tendência, hoje já é a realidade. Ou seja, essa é a hora de investir nesse mercado.

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Infoprodutos

Os infoprodutos são uma categoria de produtos digitais que compartilham algum conteúdo de informação, podendo ser eBooks ou workshops, por exemplo. Contudo, os cursos onlines são os mais conhecidos e são os que possuem um maior investimento e interesse por parte do público.

De acordo com uma matéria do portal Terra, o Google registrou o aumento na pesquisa dos termos de Curso Online e Marketing Digital. Isso demonstra que, com as mudanças de hábitos e com a necessidade de se adaptar, com urgência, ao cenário digital, os receios quanto a segurança do ambiente online passaram a ficar para trás. 

Além disso, o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta para um crescimento de 378,9% de matrículas em cursos a distância durante 10 anos (2009 até 2019). Logo, já em 2019, havia indícios, não muito tímidos, de que haveria uma transformação no cenário da educação brasileira. 

Desta forma, a pessoa que anteriormente dizia que não conseguia se ajustar ao estudo à distância, hoje já pensa diferente porque precisou se adequar ao novo contexto. Portanto, esse é o melhor momento para compartilhar informações e distribuir conhecimento para crescer nesse mercado.

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Passo a passo de como criar um curso online

Se você está pensando em investir nesse mercado, é preciso ter em mente algumas informações para saber exatamente por onde começar. Então, a seguir, o passo a passo completo de como criar um curso online. 

Planejamento 

O primeiro passo é o planejamento. Nessa etapa é necessário investir bastante tempo para que não ocorram erros e desperdícios. Aqui pode ser divido em mais algumas sub-etapas, pois é preciso se dedicar a cada detalhe. 

Sendo assim, comece fazendo uma pesquisa de mercado. Siga para a análise dos concorrentes, determine qual será o seu público-alvo, decida qual deverá ser o assunto do seu curso e se ele concorda com a sua expertise. Após esse passo, separe um tempo para pesquisar mais sobre o conteúdo escolhido, busque referências, planeje a divisão do curso e o tempo de duração de cada aula. 

Por fim, calcule os gastos e veja se eles correspondem com a sua viabilidade financeira. Para, assim, pesquisar quais equipamentos audiovisuais serão necessários e escolher a melhor plataforma de hospedagem para o seu curso.

Produção do conteúdo

Aqui é o momento de começar a produzir, de fato, o seu conteúdo. De novo, leve o tempo necessário para idealizar cada processo para que ocorra da forma que imaginava. Se preciso for, faça alguns testes de luz, cenário e áudio para só depois começar.

Essa é a hora de escrever o roteiro das aulas, montar materiais de apoios e listas de dicas. Além de gravar as aulas e editar os materiais. Por isso, a etapa anterior é tão importante. Com todas as informações separadas e equipamentos comprados, o processo de criação ficará mais fácil.

Vendas

Esse é o momento de definir o preço do seu produto. Considere os materiais usados, a qualidade do produto, a sua mão de obra e se é um valor justo para o seu público. Depois defina como será a venda do seu conteúdo. É possível fazer de duas maneiras: por tema ou por assinatura. 

A primeira opção dá amparo para a solução de um único problema de quem procurou pelo seu curso. Além de criar mais notoriedade e credibilidade no mercado. Já a segunda funciona como uma atualização constante de tópicos sobre o assunto. Vale a pena avaliar se é algo viável para você e para os seus futuros alunos, e se o seu conteúdo precisa de renovações frequentes.

Divulgação 

Com o conteúdo pronto e já disponível na plataforma, faça a divulgação do seu curso. Pense qual será o melhor canal para divulgar, conforme o seu público-alvo, e invista na produção de conteúdo para eles. 

Por exemplo, se o seu objetivo é disponibilizar um conteúdo mais corporativo e de empreendedorismo, talvez o LinkedIn seja preferível. E se for um conteúdo sobre estilo de vida, talvez o Instagram funcione melhor. Se dedique ao marketing digital para impulsionar as suas vendas.

Importância de contar com uma boa plataforma de hospedagem para o produto

A importância de escolher a plataforma de hospedagem certa está na experiência do seu aluno. Mesmo que o cenário educacional seja muito promissor, como vimos anteriormente, ainda poderá ocorrer certas resistências. 

Uma boa plataforma de infoprodutos assegura a menor taxa de desistência do conteúdo. 

Ao escolher a hospedagem ideal para o curso, pense no seu público-alvo. Ou seja, avalie qual possui as melhores ferramentas para você gerir melhor o processo e que, também, te permita estar em contato com os seus alunos para auxiliá-los. 

Examine qual tem o menor custo de comissão, qual disponibiliza o melhor dashboard para análise de desempenho. E por fim, veja qual possui diversos planos de compra que se adequem à sua necessidade.

E agora? Quais são os próximos passos?

Você já entendeu que o mercado de curso online está aquecido e que esse é um ótimo momento para investir nesse modelo. Além de ter visto o passo a passo para iniciar o seu projeto. 

Vale destacar que todo o processo exige muita organização e dedicação. Então, para não ter erros, baixe gratuitamente o nosso checklist para te ajudar a estruturar melhor o seu lançamento de produtos digitais. 

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