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Produtos digitais: os 7 recursos essenciais para fazer gestão

gestão de produtos digitais

Realizar a gestão de produtos digitais é essencial para qualquer infoprodutor, independente do tipo de produto ou do tipo de lançamento que você vai fazer. Para realizar uma boa gestão de produtos digitais na internet, é necessário contar com ferramentas que auxiliem e contribuam para um resultado positivo nas suas vendas.

E é aí que muitos infoprodutores encontram desafios, pois se deparam com diversas opções e acabam ficando travados na hora de lançar ou divulgar seus produtos. Ou ainda, muitos estão no primeiro lançamento e se sentem intimidados com as ferramentas e recursos necessários para a sua estratégia.

Pensando em facilitar esta etapa, reunimos quais são as funcionalidades e recursos essenciais para uma gestão de produtos digitais mais eficiente. Confira!

Qual a importância da gestão de produtos digitais?

Muitos infoprodutores ainda não têm a clareza do quão importante é realizar uma boa gestão de produtos digitais. Você sabe porque essa gestão contribui para o seu resultado final? Por que ela é capaz de aumentar as suas vendas?

A seguir listamos 3 pontos principais que resumem os benefícios de um gerenciamento eficiente:

Controle eficaz

Ao se planejar e contar com uma ferramenta completa para a gestão do seu infoproduto, você passa a ter o controle de cada passo, cada etapa da sua estratégia. 

Qualquer negócio precisa ter seus números monitorados e gerenciados. Afinal, entender como estão suas vendas, quais são as oportunidades de melhorias e qual tipo de estratégia traz os melhores resultados é essencial para se manter em crescimento.

Portanto, um acompanhamento eficaz pode potencializar o resultado do seu negócio, além de evitar imprevistos durante a execução das ações, como você verá no próximo tópico. 

Antecipação de problemas

Uma gestão eficaz está diretamente ligada à antecipação de problemas. Isso não quer dizer que você não irá se deparar com imprevistos ou desafios, mas que as chances destas situações acontecerem serão menores. 

Além disso, acompanhar seus indicadores continuamente permite que você encontre gargalos na estratégia e se antecipe, desenvolvendo as soluções necessárias mais rapidamente.

Visão estratégica do negócio

É normal que ao iniciar no mercado de produtos digitais, o infoprodutor ainda não tenha uma visão de negócio mais estratégica, o que pode comprometer seus resultados e a sua evolução como empreendedor. 

Nesse sentido, investir em ferramentas para auxiliar na gestão do infoproduto é essencial para garantir uma visão mais completa e estratégica do negócio. 

Agora que temos essa noção do quão importante é uma boa gestão do seu infoproduto, vamos apresentar 7 dos principais recursos que são essenciais para auxiliar na sua estratégia:

7 recursos para realizar a gestão de produtos digitais

Os recursos são as ferramentas e funcionalidades de apoio que o infoprodutor deve ter para executar e analisar sua estratégia, não apenas no lançamento, mas em todas as etapas da gestão do seu produto, desde a criação, divulgação e venda. 

Nesse sentido, reunimos abaixo quais são as principais funcionalidades que podem contribuir para a gestão do seu produto digital:

Segmentação de leads e lista de interessados

Na gestão de produtos digitais, a segmentação de leads é essencial para você conhecer o seu público e poder enxergar quem são os clientes potenciais e quais são os leads que não têm o perfil ideal para o seu produto.

Dessa maneira é possível ter um resultado mais assertivo, aumentando as chances de conversão. 

Para alcançar esta segmentação, é preciso recolher as principais informações dos seus leads por meio dos pontos de conversão, como landing pages ou formulários. Lembre-se que estas informações precisam estar alinhadas ao perfil ideal de cliente do seu negócio, ou como é conhecido, o ICP.

Com essas informações você conseguirá criar listas de interessados, dependendo do nível de consciência e o momento de compra do seu lead. As possibilidades de segmentação são inúmeras, mas para isso, é importante contar com uma boa ferramenta, que suporte a sua estratégia.

E-mail Marketing

Como você se comunica com seus leads após a conversão? O relacionamento com a base é fundamental para impulsionar os resultados, engajamento, e até mesmo a consciência da sua marca. 

Ao criar uma lista de e-mails bem segmentada, você pode desenvolver uma estratégia de relacionamento através do e-mail marketing, mantendo esta base ativa e interessada. 

Assim, ao lançar um novo produto ou tentar resgatar leads que ainda não fecharam o carrinho, você já tem um relacionamento construído e um bom engajamento. 

Área de membros

Para quem compra um infoproduto, contar com uma área de membros exclusiva, onde é possível fazer suas anotações, interagir em um fórum de discussão com outros participantes, e ter as informações da sua assinatura, por exemplo, são pontos que fazem toda a diferença no aprendizado. 

Ao ter uma área de membros, seus leads poderão se sentir à vontade para aprender, fazer questionamentos e se relacionar com mais pessoas do mesmo nicho no fórum. 

Suporte e atendimento ao cliente 

Sabemos que a venda não acaba no momento em que o lead fecha o carrinho, certo? As estratégias de pós-venda são indispensáveis para manter seus clientes ativos e criar oportunidades de cross ou upselling, ou seja, gerar mais vendas para o mesmo cliente. 

Além disso, é o atendimento no pós-venda que irá fazer a diferença na percepção que o cliente tem da sua marca, impactando diretamente na sua satisfação após a compra. 

Portanto, você deve contar com meios de realizar o suporte e atendimento ao cliente para garantir uma boa gestão do infoproduto. 

Planos e formas de pagamento

Quais são as formas de pagamento que você oferece hoje aos seus clientes? Já pensou em investir em um modelo de recorrência e assinaturas?

Os planos disponibilizados e as diferentes formas de pagamento oferecidas contribuem muito para os resultados em vendas. É necessário proporcionar ao cliente diferentes caminhos para se adequar às suas necessidades. 

Nesse sentido, a plataforma em que você hospeda seu produto digital precisa comportar as principais formas de pagamento, ampliando suas possibilidades de venda. Uma solução restrita e limitada certamente prejudicará o seu crescimento. 

Programa de afiliados

Por fim, um recurso para desenvolver um programa de afiliados pode ser determinante para o seu sucesso. O sistema de afiliados costuma ser muito eficiente e lucrativo para os infoprodutores, ampliando os canais e formas de venda, e expandindo o negócio. 

A LaunchLMS é a sua parceira na gestão de produtos digitais

Contar com uma plataforma completa, em que você possa criar, divulgar, lançar e vender seu produto é um grande diferencial para a sua estratégia. 

Com a LaunchLMS você conta com todos os recursos apresentados aqui, além de diversas outras soluções para colocar suas ideias em prática e potencializar suas vendas. 

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